10.8.09

Filosofando

Eu tava pensando em umas coisas meio ambíguas ultimamente. Em como se deve agir hoje em dia e em como eu ajo em geral.
Acho que sempre tive esse comportamento meio contínuo de pensar demais nas situações e consequências e crítico em relação à pessoas meio alheias a tudo isso. Mas mesmo sendo e pensando desse jeito percebi que talvez elas fossem mais felizes assim.
Tudo começou quando eu tava lendo Admirável Mundo Novo, que descreve a sociedade baseada e criada pra que todos fossem felizes, bonitos, homogêneos e quando qualquer micro-tristeza seria resolvida com uma, ou algumas doses, de uma droga pra que elas ficassem alienadas e felizes de novo. Obviamente isso é uma analogia a como as pessoas arrumam jeitos de fugir das situações desagradáveis da vida.
Depois lendo uma interpretação do mito da caverna de Platão no livro O mundo de Sofia(calma que eu não sou tão nerd!! tava na lista must read) em que algumas pessoas, ou a maioria na realidade não enxergam e nem querem enxergar a realidade do mundo das idéias e veem apenas sombras do que as coisas são na realidade, acredito que apesar de não ser filosofa nem nada, sempre tentei ver as coisas olhando pro buraco da caverna e não pra uma parede de ilusões. Não que isso tenha me trazido muitas felicidades, já te digo, mas enfim, eu sou assim mesmo! Fico questionando e desafiando as coisas na cabeça.
Talvez seja por isso que sofro, amo, choro, rio e tenho vários sentimentos em abundância. Enfim... sou complexa mesmo, e daí?! Uma vez uma amiga me definiu como uma pessoa MUITO (só "muito" mesmo)... muito tudo! Tipo, pras coisas boas e ruins. E ainda completou dizendo que isso não era uma coisa ruim. Pois o que adiantaria passar pela vida por tudo de uma forma morna e mediana?

Ultimamente, ao contrário, tenho vivido o outro lado de tudo isso,e me parece bastante tentador. Mesmo tendo passado por um momento difícil há apenas uns meses, me permiti parar de pensar, chorar e sofrer e passei só a cultivar o bom, bonito e divertido e tenho tido resultados impressionantes. Apesar de tudo, não me sentia tão bem em muito tempo. Tudo bem, pode ser fútil ou frívolo (acho que essas palavras são sinônimos até)mas a realidade é que está funcionando!

Acho que devo achar a medida certa entre a alienação total e a complexidade excessiva. Por enquanto continuo me entretendo com o jogo de sombras( que tá BEM divertido) e dou umas espiadelas pra fora da caverna!

Bjinhos pensativos

Nenhum comentário: